AçõesF5 DinheiroInvestimentosNegócios

Com crédito e juros baixos, varejo deve crescer 3% em 2020, prevê Boa Vista

Segmentos do comércio varejista mais atrelados à disponibilidade de crédito devem ganhar fôlego em 2020 e puxar o desempenho do setor, segundo previsão da Boa Vista. A empresa projeta crescimento de 3% do varejo, após o avanço de 1,7% em 2019.

A venda de itens como móveis, eletromésticos, equipamentos eletrônicos e vestuário deve ser beneficiada pelo cenário de juros baixos e avanço nas concessões de empréstimos, avalia o economista da instituição Flávio Calife. “Eram setores que vinham mais combalidos, que dependem muito de crédito, mas agora tendem a puxar o crescimento varejista”, afirma.

No ano passado, as vendas de móveis e eletrodomésticos acumularam alta de 0,2% sobre 2018, enquanto as de tecidos, vestuário e calçados cresceram 6,3%. Para 2020, além dos juros baixos, Calife destaca outros fatores que podem melhorar o ambiente no varejo, como a inflação controlada, a implementação do cadastro positivo e o aumento da competição.

Como ponto de atenção, Calife ressalta a recuperação ainda modesta do mercado de trabalho que, em um cenário de mais crédito disponível, pode pressionar o endividamento das famílias. “É algo para ficar alerta. O que percebemos nos últimos meses é que aumentou a concessão de crédito, mas a renda não cresceu na mesma proporção. O endividamento do ponto de vista histórico ainda é pequeno, mas vem crescendo”, afirmou.

Dezembro

Apesar de acumular alta de 1,7% no ano passado, o comércio varejista amargou queda de 2,5% na comparação com novembro, livre de efeitos sazonais. Para Calife, a retração combina os efeitos da Black Friday — que ganhou peso em 2019 e diluiu as compras de fim de ano — com a retirada de recursos do FGTS. “Não esperávamos queda em dezembro, mas ainda houve crescimento (0,8%) em relação a dezembro de 2018. Ainda é significativo e não indica perda de fôlego”, disse.

Fonte

Posts relacionados
F5 Dinheiro

STF abre hoje Ano Judiciário

F5 Dinheiro

Arábia Saudita anuncia criação de cidade ecológica sem carros

F5 Dinheiro

Pix: novo sistema de pagamento instantâneo entra em funcionamento

F5 Dinheiro

Governo indicará gestores para empresas investigadas por narcotráfico

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...