Hot NewsTrending

Deputados brasileiros criam Projeto de Lei que incentiva blockchain no setor público

Na terça-feira (11), o deputado federal Tiago Mitraud (NOVO/MG) protocolou a apresentação de um Projeto de Lei (PL 3443/2019) que dispõe sobre a “Prestação Digital dos Serviços Públicos na Administração Pública”.

Nove deputados também assinaram o documento. Nele, os parlamentares sugerem a implementação de várias tecnologias modernas no setor público, dentre elas, a tecnologia blockchain.

Mitraud e os parlamentares propõem uma transformação digital como um conjunto de medidas estratégicas tornar a governança pública mais dinâmica, eficiente e também próxima da sociedade. Eles acreditam que isso pode acontecer por intermédio de tecnologias digitais, desburocratizando e modernizando.

Blockchain e novos sistemas

As tecnologias pautadas vão desde Blockchain e Inteligência Artificial a uma gama de sistemas que permitam mais informação ao público, autenticidade, integridade e confidencialidade, além da criação de um autosserviço, para que o cidadão possa operar sem ajuda de qualquer órgão.

De acordo com o PL, subordinam-se ao regime desta Lei as seguintes instituições:

Os órgãos públicos integrantes da administração dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, incluindo os Tribunais de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.

As autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista, os consórcios públicos e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Rede GOV.BR

O PL também instituiu uma rede nacional, a ‘Rede Nacional de Governo Digital’ (o que eles intitularam de Rede GOV.BR), de natureza colaborativa, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Sua finalidade, diz o texto, é “promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público”.

Deputados justificam

Para justificar a implementação de novos sistemas tecnológicos, a bancada diz que há um “notório clamor público no sentido de uma decisiva desburocratização da Administração Pública nacional”, sugerindo que tais ações seriam a resposta para a sociedade.

“Sociedade que anseia ter à sua disposição serviços públicos dotados de agilidade, qualidade, transparência, responsabilidade e eficiência”, diz um trecho da PL.

Clique aqui e acompanhe a cotação de mais de mil criptomoedas

Fonte

Posts relacionados
Trending

TST marca julgamento da greve dos funcionários dos Correios

BrasilDestaquesTrending

Nunca foi tão importante ser inovador!

AçõesF5 DinheiroInvestimentosTrending

Cade lança nova plataforma para recebimento de denúncias

AçõesF5 DinheiroInvestimentosTrending

Linx: Ex-presidente da Via Varejo é, agora, o diretor de RI da Linx

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...