Hot NewsTrending

‘Free Bitcoin’: Golpe no YouTube tenta roubar criptomoedas

O trojan Qulab rouba dados na área de transferência e está sendo propagado no YouTube por meio de vídeos fraudulentos sobre um gerador supostamente gratuito de bitcoin (BTC), informou a BleepingComputer em 29 de maio.

De acordo com o relatório, o especialista em segurança Frost entrou em contato com a BleepingComputer sobre o trojan, dizendo que o YouTube derrubaria os vídeos fraudulentos quando informados, mas novas contas e vídeos apareceriam com o mesmo scam.

Os vídeos descrevem uma ferramenta que permite aos usuários ganharem bitcoins, com um link na descrição do vídeo. Os links então direcionam o usuário para um download da ferramenta, que na verdade é o trojan Qulab. Após o download, o trojan precisa ser instalado para que seja implantado.

Além de tentar roubar uma infinidade de informações do usuário, o trojan Qulab também tentará furtivamente roubar criptomoedas do usuário, procurando por cadeias de caracteres copiadas para a área de transferência do Windows que o programa reconhece como endereços de criptomoedas e então substituindo o endereço de envio para o endereço do atacante.

Desta forma, se usuário colar a sequência copiada em um campo de website para especificar onde seus fundos serão gastos, eles colarão na verdade a sequência do invasor e direcionarão os fundos para ela.

O alerta dos pesquisadores indica que esta é uma estratégia viável, já que é improvável que os usuários lembrem ou registrem visualmente que o endereço de destino pretendido – uma longa sequência de caracteres – foi trocado por um programa.

De acordo com o relatório de Fumko, há uma longa lista de endereços de criptomoedas que o trojan pode reconhecer, incluindo os de bitcoin, bitcoin cash, cardano, ether, litecoin, monero e muito mais.

A dica é que o usuário sempre que for fazer uma transferência de criptomoedas confira o endereço após ter copiado e colado, para evitar golpes desse tipo.

Fonte

Posts relacionados
Trending

TST marca julgamento da greve dos funcionários dos Correios

BrasilDestaquesTrending

Nunca foi tão importante ser inovador!

AçõesF5 DinheiroInvestimentosTrending

Cade lança nova plataforma para recebimento de denúncias

AçõesF5 DinheiroInvestimentosTrending

Linx: Ex-presidente da Via Varejo é, agora, o diretor de RI da Linx

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...