AçõesEconomiaF5 DinheiroInvestimentosNegócios

Mercado eleva projeção de avanço do PIB neste ano para 2,31%, traz Focus

A mediana das projeções do mercado para o crescimento da economia brasileira em 2020 teve leve alta, de 2,30% para 2,31%, de acordo com o Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira, com estimativas coletadas até o fim da semana passada.

Para 2021, o ponto-médio das expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) do país permaneceu inalterado em 2,50% de expansão.

No caso da inflação, a mediana das projeções dos economistas do mercado para a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2020 teve a terceira desaceleração seguida, de 3,58% para 3,56%.

Em relação ao próximo calendário, o ponto-médio das expectativas para o avanço do IPCA seguiu em 3,75%.

Entre os economistas que mais acertam as previsões, os chamados Top 5, de médio prazo, a mediana para a inflação oficial permaneceu em 3,50% para 2020 e 3,75% para 2021.

Para o IPCA dos próximos 12 meses, a pesquisa indicou abrandamento, de 3,58% para 3,57% de elevação.

A meta de inflação a ser perseguida pelo BC é de 4% em 2020, de 3,75% em 2021 e de 3,50% para 2022, sempre com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual, para cima ou para baixo.

Crescimento econômico em 2019

A mediana das projeções do mercado para o crescimento da economia em 2019 voltou a registrar leve alteração, de 1,17% para 1,16%, segundo estimativas compiladas pelo BC que dão origem ao Relatório Focus, divulgado às segundas-feiras com estimativas coletadas até o fim da semana anterior.

O dado oficial, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em suas Contas Nacionais Trimestrais, será conhecido no dia 4 de março. Até lá, as eventuais mudanças nas apostas dos economistas seguirão sendo registradas pela autoridade monetária e informadas apenas por meio do seu Sistema de Expectativas de Mercado, atualizado às segundas-feiras.

Fonte

Posts relacionados
Economia

Clientes de bancos podem acessar serviços do governo pelo aplicativo

Economia

Novo marco legal do câmbio facilitará adesão do Brasil à OCDE, diz CNI

Economia

CNJ prepara plano para retomar quase 4 mil obras paradas

Economia

Aumenta número de empresas abertas no país

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...