Carreira e NegóciosIvan Ferreira de Campos

Não faça isso em uma reunião ou entrevista online

Com a pandemia e a socialização do home office, bem como das dinâmicas de realização de encontros, reuniões e mesmo processos seletivos totalmente à distância, algumas situações começaram a aparecer na internet, em especial nas redes sociais, remetendo a “casos e causos”, baseados em fatos reais, e que são motivo de piada para muitos, mas com certeza para os envolvidos, acabam sendo constrangedores.

Quando falamos da dinâmica das empresas e em especial de momentos solenes como reuniões e processos seletivos de para oportunidades, precisamos redobrar os cuidados, pois embora todos estejam se acostumando com o uso de determinadas tecnologias, estes momentos não deixam de ser formais.

Dessa forma, os cuidados precisam ser maiores, pois estar em casa não significa que você possa estar totalmente à vontade, em especial quando várias situações podem acontecer ao redor.

Então aqui vão algumas situações que todos devem evitar a qualquer custo quando estiverem em casa e precisarem participar de uma reunião ou entrevista online:

1 – Não use roupas que estejam em desacordo com o momento: Tudo bem que existe a mítica de que o William Bonner apresenta o Jornal Nacional de bermuda, mas você não quer que seu chefe, seus colegas ou um entrevistador te vejam em situação constrangedora, ou quer? Nesse sentido, sempre que participar de uma reunião ou entrevista, esteja adequadamente vestido.

2 – Deixe seu microfone mudo até que seja permitido abrir o som: Se você estiver em uma reunião ou entrevista, exceto se o anfitrião permitir, o microfone deve estar fechado, ou seja, mudo. Isso acontece pelo fato de que a maioria dos eventos ou reuniões corporativas, terão alguém falando ou um rito a ser seguido, da mesma maneira que entrevistas ou dinâmicas de emprego, possuem processo previamente determinado pelo responsável ou responsáveis. Assim, deixar o microfone aberto além de atrapalhar, coloca em risco a compreensão das pessoas e causa má impressão.

3 – Evite crianças, animais ou outras distrações no mesmo ambiente: Quem não viu o vídeo do apresentador da CNN internacional que durante uma participação ao vivo, tem seu escritório invadido pelas crianças e esposa, em uma situação constrangedora? Então, evitem que em reuniões e entrevistas, tenhamos crianças, animais de estimação ou outras distrações ao redor. PS: Teve um outro caso do gato que pulou em uma moça durante uma apresentação corporativa, sendo que ela se assustou de tal forma que jogou o notebook longe.

4 – Garanta que a bateria dos dispositivos esteja carregada: Ninguém quer que durante uma reunião ou entrevista, acabe a bateria dos dispositivos e você fique a ver navios, ou pior, deixe outras pessoas a ver navios, correto? Nesse sentido garanta que notebook, smartphone, fones/microfones, ou outros dispositivos, estejam com suas baterias carregadas, ou ligados às fontes de alimentação em momentos como estes.

5 – Não beba, coma ou mastigue algo durante o processo: Esteja você com o microfone aberto ou fechado, não beba, coma ou mastigue durante uma reunião online ou entrevista, sendo que isso vale para o famoso chiclete. É desagradável ver alguém mastigando ou bebendo algo pela câmera, imaginem ouvir isso pelo microfone que em geral capta sons com maior precisão do que no ambiente aberto.

6 – Não interrompa as outras pessoas que estiverem falando: OK, isso vale para reuniões ou entrevistas presenciais. Mas quando falamos de dinâmicas que estejam ocorrendo à distância, parece que algumas pessoas perderam o “bom tom” da boa educação e deixaram de seguir os ditos populares. Gente, se alguém estiver falando, seja com você, com outras pessoas, ou em seu momento de fala, não interrompa. Isso soa pior ainda no ambiente virtual.

São pequenas situações que podem comprometer sua imagem, e dificultar a vida de um candidato a um emprego, ou tornar a percepção dos colegas e chefias (no caso do ambiente corporativo), ruim.

Até a próxima!

Ivan Ferreira de Campos – Administrador, Consultor, Professor Universitário.

Posts relacionados
Carreira e NegóciosIvan Ferreira de Campos

O Feedback e sua importância para o crescimento das pessoas

ArtigosIvan Ferreira de Campos

Da existência humana e do ciclo sem fim

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...