BrasilDestaquesTrending

Nunca foi tão importante ser inovador!

Neste que é o texto de abertura de minha participação no portal, falo sobre um assunto extremamente relevante no momento de crises pelo qual passamos, a INOVAÇÃO.

Passamos por uma crise econômica, uma crise social, uma crise política, uma crise na saúde, uma crise mundial sem precedentes pelo menos na história recente, e podemos assumir que talvez a maior crise deste a Segunda Grande Guerra.

Pessoas e empresas com certeza deverão sobreviver e resistir a todas estas crises e em meio a tais circunstâncias, surgirão as mais diferentes oportunidades, e é nisso que se aplica a necessidade de sermos inovadores.

Muitas vezes oportunidades passam diante de nossos olhos e mesmo assim deixamos de percebê-las ou como podemos aproveitá-las, sendo que enquanto isso alguns poucos não apenas percebem as chances de fazer algo diferente, como também o fazem com excelência, de maneira a tornarem-se líderes em seus setores e terem representatividade histórica na sociedade.

Tenho percebido alguns casos relativamente simples, mas que ilustram pessoas que estão aproveitando as oportunidades, assim precisamos abrir os olhos para as novidades, as coisas diferentes que estão acontecendo.

Quem não se imaginou como a primeira costureira que começou a fazer máscaras de proteção em sua máquina de costuras com restos de retalhos de pano, e depois passou a vender tais máscaras para complementar sua renda.

Ou como o motorista de aplicativo que para não perder clientes criou divisórias em seu carro com plástico transparente, cobrindo os bancos com papel ou plástico descartável, e após as viagens faz a higienização do ambiente, tendo publicado o vídeo nas redes sociais e com isso não apenas passou a receber o reconhecimento de seus passageiros, mas também de muita gente na internet.

Tem também aquela pizzaria que já atendia apenas por meio do serviço delivery, mas que em razão da crise passou a diferenciar suas entregas e fidelizar seus clientes com o envio de pequenos saquinhos com álcool 70% como cortesia para, além é claro de fazer questão de que suas embalagens estivessem envoltas em plástico filme transparente.

Podemos pensar no proprietário de uma petiscaria que criou o “vale buteco” em que seus clientes assíduos poderiam comprar um voucher no valor de R$50,00 para ajudar a petiscaria nesse momento de crise, sendo este para consumo em casa ou após a pandemia, e receberiam como bônus, 50% de consumação a mais em chopp para beber em casa mesmo antes do uso do voucher, ou junto com seu pedido se optassem para o consumo por meio do delivery.

Tem também a farmácia que criou um aplicativo em que as pessoas podiam acessar a lista de produtos disponíveis e em especial o álcool gel, sabendo quando este estaria disponível na loja e podendo inclusive comprar e acompanhar as etapas de envio do lote adquirido pelo estabelecimento para venda enquanto este ainda estava em deslocamento do fornecedor.

E não podia deixar de citar o pessoal que presta serviços de marido de aluguel e reformas, que para garantir a segurança dos clientes, passou a usar roupas parecidas com as de astronautas de forma a garantir minimamente uma segurança a seus clientes, e ao mesmo tempo chamando atenção nas redes sociais com os trajes saídos de um filme de pandemia.

Pessoal, estes são alguns exemplos hipotéticos, sendo que alguns de fato podem ter acontecido, outros podem ainda acontecer, e tantos outros são desconhecidos de mim ou de vocês, mas que servem para ilustrar como pequenas ideias inovadoras servem ao grande objetivo de em meio a um cenário de múltiplas crises, termos soluções que não apenas possam manter um negócio funcionando, mas inclusive gerar um diferencial competitivo, mesmo que momentâneo.

Nem me apeguei a exemplos ou cenários que pudessem envolver grandes empresas, pois estas além do poder econômico, possuem departamentos inteiros de gestão de crises que estão pensando diariamente em estratégias para continuarem vivas no mercado.

Mas falo para você, pequeno e médio empresário, que está sofrendo e passando pelos desafios impostos pelo momento, e que não sabe como continuar, ou se conseguirá continuar. Pense, se desafie, imagine diferente ou imagine diferentes coisas vinculadas ao seu negócio, diferentes possibilidades, valor agregado que possa ser oferecido ao cliente com seu produto ou serviço. Procure diferenciar-se utilizando ideias inovadoras, pois elas existem, e podem estar passando em sua frente, assim como todas as oportunidades que insistem em nascer nos momentos mais difíceis.

Até a próxima!

Ivan Ferreira de Campos é Administrador, Consultor, Professor Universitário

Instagram – @visaoegestao

Youtube – MindSolution – Visão e Gestão – http://bit.ly/mindsolution

Twitter – @visaoegestao

Posts relacionados
Brasil

Tragédia de Mariana faz 5 anos e população ainda aguarda reparações

Brasil

Cresce 60% o número de cidades com mais eleitores que habitantes

Brasil

Fóssil achado em MG pode revelar novidades sobre dinossauros

BrasilPolítica

Plataforma ajuda a escolher e acompanhar vereadores para eleições

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *