Fique por DentroHot NewsTrending

Soluções blockchain gerariam economia bilionária aos bancos de varejo

A conclusão é de um estudo da McKinsey & Company, que também aponta maior lentidão de adaptação às soluções blockchain pelas instituições financeira desse perfil.

Uma nova pesquisa conduzida pela McKinsey & Company, uma das líderes globais no segmento de consultoria empresarial, traz números animadores sobre as possibilidades de redução de custos que poderiam resultar da ampliação do uso da tecnologia blockchain pelos bancos de varejo. O relatório estima que US $ 4 bilhões por ano poderiam ser economizados com a aplicação da tecnologia blockchain nos pagamentos internacionais. A essa conta, seriam adicionados de US $ 1 bilhão anuais no corte de custos operacionais associados a novos clientes. Além disso, as perdas com fraude poderiam ser reduzidas em até US $ 9 bilhões por ano, a partir das soluções blockchain.

No entanto, o estudo também concluiu que a adoção da tecnologia blockchain tem sido mais lenta e desafiadora para os bancos de varejo, na comparação com as instituições financeiras com foco em investimento. No caso dos bancos de investimento, as experiências com o uso dos sistemas de livro distribuído têm sido aplicadas a um amplo leque de atividades, que vai desde a emissão de títulos até o processamento de pagamentos.

As razões da menor velocidade

Algumas das dificuldades para uma adesão mais ampla pelas instituições financeiras de perfil varejista são as imposições regulatórias mais rígidas e uma certa cautela com relação às criptomoedas, que tem no blockchain seu suporte de registro e validação da operações. São desafios apontados por Matt Higginson, em matéria do portal Bloomberg, que o credencia como um dos autores do relatório.

Ainda de acordo com a reportagem, o relatório sinaliza para uma série de possibilidades de uso da tecnologia de rede distribuída a serem aproveitadas pelos bancos de varejo. Alguns exemplos são o processamento de pagamentos de remessas, a prevenção de fraudes e o processo de avaliação do risco financeiro de clientes novos ou existentes.

COM INFORMAÇÕES DE: BLOOMBERG

 O autor: Daniela Risson

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.

Fonte

Posts relacionados
Trending

TST marca julgamento da greve dos funcionários dos Correios

BrasilDestaquesTrending

Nunca foi tão importante ser inovador!

AçõesF5 DinheiroInvestimentosTrending

Cade lança nova plataforma para recebimento de denúncias

AçõesF5 DinheiroInvestimentosTrending

Linx: Ex-presidente da Via Varejo é, agora, o diretor de RI da Linx

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...